Saiba como identificar talentos para a sua empresa

Saiba como identificar talentos para a sua empresa

Por mais que muitas pessoas comecem sozinhas, empreender não é, necessariamente, uma tarefa solitária. Muito pelo contrário, ela requer sócios ou funcionários que ajudem o empreendedor a colocar a ideia em prática. A diferença é que na realidade de startups ou de outras novas empresas o nível de acerto na escolha dos colaboradores precisa ser alto, pois começar o processo do zero gera custos e prejuízos. Saber como identificar talentos, então, deve ser uma atividade muito bem desenvolvida nesses negócios.

Mas antes de saber como identificar talentos, a empresa precisa definir o que quer, ou seja, deve ter muito bem mapeada a descrição da vaga e um perfil mínimo de profissional que acredita ser ideal para ela. Sem isso, fazer o processo de seleção pode acabar indo para qualquer lado e, no fim, é grande a possibilidade de que ele não atinja os resultados mais satisfatórios.

Fazendo uma analogia esportiva, é como se um clube fosse contratar um atleta sem definir antes as características que espera dele, se é mais defensivo ou ofensivo, se é mais rápido ou estratégico. Assim, pode acabar contratando dois jogadores com o mesmo estilo, em vez de uma dupla que se complemente e contribua cada um com suas habilidades. Ficaria um pouco difícil para o treinador, não é mesmo? Para um empreendedor é a mesma coisa.

Como identificar talentos para sua empresa

Esclarecida a parte inicial, em que o empreendedor primeiro define o que quer, vamos para a fase de busca de características. Nós elencamos quatro pontos importantes, que, no dia a dia, podem ajudar você a saber como identificar talentos.

Potencial realmente inovador

É um consenso geral a ideia de que uma empresa deve buscar profissionais inovadores, capazes de criar algo novo. No entanto, é essencial não ir com muita sede ao pote e analisar com muito cuidado esse perfil. Não adianta apenas dar boas sugestões e pensar de maneira diferente.

É primordial que a prática acompanhe o discurso. Isso quer dizer, portanto, que o empreendedor precisa identificar indícios de que essa pessoa seja realmente capaz de colocar em prática tudo o que fala, contribuindo com projetos e atividades que apresentem resultados reais.

Conhecimento atualizado

Em praticamente todas áreas do mercado, a tecnologia vem trazendo avanços de uma maneira acelerada. A cada momento surgem novidades e tendências. Um bom talento deve, então, estar sempre atento a tudo que aparece e mostrar que pode se adaptar rapidamente às mudanças.

Imagine esse profissional dentro da sua empresa em momentos nos quais você deseja implementar novos sistemas ou métodos. Ele precisa ser capaz de aprender e até mesmo se adiantar em alguns momentos, sugerindo e apontando caminhos que possam aperfeiçoar os processos.

Conhecer as ambições dos candidatos

Quando estiver selecionando os profissionais, o empreendedor precisa conhecer as aspirações e motivações de cada um, pois isso diz muito sobre como eles podem se desenvolver dentro da empresa. E é necessário que elas sejam compatíveis com o que você deseja para o negócio, ainda mais se tratando de uma startup.

Descobrindo talentos

Alguns profissionais podem ter talentos que eles mesmos desconhecem. E é um trunfo do empreendedor descobri-los. Isso porque você pode, com isso, encontrar colaboradores mais completos, capazes de dar sugestões mais amplas, que estejam, por exemplo, ligadas a outras áreas.

Indicação de outros talentos

Bons talentos atraem outros bons talentos. Essa é uma lógica a ser seguida para atrair os colaboradores ideais. Se você tiver os melhores funcionários trabalhando no seu negócio, é muito provável que eles conheçam outras pessoas igualmente talentosas.

Pedir indicação, portanto, é uma estratégia interessante, que costuma ser chamada de efeito rebanho. Ela pode até estar associada a algum benefício, como bônus ou qualquer outra vantagem que sirva de estímulo.

Além de encontrar os talentos, você também precisa escolher mecanismos adequados para atrair, fazer o recrutamento e manter esses profissionais. Para ajudar você, nós temos um e-book com ótimas dicas, que pode ser baixado no link abaixo:

Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente! O Inovaparq conta com diversos especialistas que podem ajudar sua empresa nesse e em outros processos.

Comente

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Enviar