A escolha certa do layout da empresa promove eficiência no escritório

A escolha certa do layout  da empresa promove eficiência no escritório

O ambiente de trabalho é aquele no qual, em muitas situações, passamos boa parte do dia. Portanto, um local aconchegante e confortável provoca satisfação, certo? Certo, afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar fechado, mal iluminado, com decoração inadequada e apertado ou espaçoso demais. O ambiente na medida certa aumenta a sinergia entre a equipe e, mais do que isso, o layout da empresa influencia diretamente na produtividade.

A projeção correta do ambiente de trabalho o torna agradável, claro, mas também é capaz de fazer com que seja eficiente. O layout da empresa correto, de acordo com a finalidade do escritório, é capaz de otimizar e potencializar a comunicação entre a equipe, além de resolver pontos importantes como a organização de documentos e materiais.

Outra questão relevante, que à primeira vista pode passar despercebida, mas que pode ser respondida com a contribuição de um bom ambiente de trabalho, é a retenção de talentos. Salário é o principal peso na hora de escolher entre uma empresa e outra? Não é bem assim.

Atualmente, o ganho no fim do mês pode não ser o principal influenciador na satisfação dos funcionários, logo, não o será também no momento de optar por uma empresa para trilhar o caminho profissional. O clima organizacional, os benefícios e o ambiente de trabalho são fatores muitas vezes citados, até mesmo acima da questão salarial, como decisivos na hora de assinar o contrato.

Dessa maneira, estudar, planejar e projetar um layout que atenda a essas expectativas pode impactar de maneira muito mais positiva do que você imagina, tanto no ambiente de trabalho, quanto na produtividade dos seus colaboradores. Por isso, escrevemos esse artigo para mostrar a importância desse conceito e como ele pode ajudar a sua empresa, e também elencamos algumas dicas de layouts que podem te ajudar.

Layout da empresa organizado é sinônimo de eficiência

Imagine-se em um escritório que não tenha sido pensado de maneira ordenada e sem um layout definido com base no trabalho que será desenvolvido naquela sala. Você consegue se enxergar trabalhando em um espaço em que, de um lado há um amontoado de mesas dispostas desordenadamente, e de outro há arquivos um ao lado do outro, sem identificação e sem definição de quais guardam documentos, quais guardam material de escritório e quais guardam materiais da empresa? Difícil, não é mesmo?

Um escritório sem layout correto torna-se difícil de trabalhar não apenas por ser motivo de insatisfação, mas também por sua ineficiência. E, neste sentido, o impacto é direto na economia da empresa, que sofre as consequências. Embora não se saiba ao certo, em termos de valores, o quanto se perde anualmente com a redução da produtividade dos colaboradores, uma coisa é certa: sem um ambiente adequado há impactos diretos na produtividade.

Por outro lado, com o estudo correto de ambientes e a aplicação de um layout pensado e direcionado para a atividade exercida, o impacto também é grande, fazendo com que a empresa possa alcançar resultados satisfatórios. E não apenas financeiros, operacionais também. Afinal, a otimização do espaço produz organização. O resultado final? Eficiência.

Organizar o ambiente é importante, mas e a decoração?

Que empresas como Google e Facebook são exemplos de sucesso, todos sabemos. O que elas possuem de diferente quando o assunto é o ambiente de trabalho? É muito provável que você já tenha visto ou ouvido falar sobre o “incrível escritório do Google com escorregadores, puffs e piscinas de bolinhas”. Certamente um ambiente de trabalho como esse é sonho de todo colaborador, mas é claro que precisamos trabalhar dentro da nossa realidade e não é preciso tanto para tornar o local de trabalho agradável e confortável.

Por isso, vale a pena investir e tomar cuidado com a decoração de espaços corporativos. Tornar o ambiente agradável não impacta apenas no humor dos seus colaboradores, embora isso já seja suficiente para dar atenção a ele. É no ambiente de trabalho que passamos a maior parte do tempo, portanto, nada melhor do que ter um local agradável e funcional. Cores e luzes são fundamentais até mesmo para proporcionar conforto ao colaborador.

Além disso, uma das principais falhas na composição do ambiente é a escolha dos móveis do escritório. Opte sempre por móveis confortáveis e que não prejudiquem a saúde do seu funcionário. Cadeiras acolchoadas, por exemplo, são mais confortáveis para a coluna do colaborador.

Layout da empresa tradicional e modernos podem ser confortáveis e funcionais

O que vem a sua cabeça quando pensa em um escritório tradicional? Aquelas mesas grandes e pesadas que tomam conta de uma parede toda sem dar espaço para mais nada? Se foi isso que imaginou, acalme-se, você não é o único a imaginar um escritório pouco flexível quando ouve a palavra “tradicional”.

E um escritório tradicional é realmente incompreendido, muitas vezes. Porém, quando se fala em um layout da empresa tradicional, significa que a montagem dos móveis e do escritório irá seguir o conceito de hierarquia e só. Não significa que a disposição deles precisam obedecer a conceitos antigos de decoração.

Neste modelo, o importante é justamente facilitar o acesso das pessoas, seja à mesa de determinado colaborador ou aos arquivos, e para melhorar o acesso é muito importante acertar na escolha dos móveis. Portanto, esqueça aquela grande mesa maciça que costumamos ver em filmes “tradicionais”.

O escritório plano é um modelo mais aberto. Na verdade, totalmente aberto! Neste caso, não existem divisões por paredes e o acesso é ainda mais flexível, visto que o ambiente é único. O formato plano facilita a comunicação, pois todos os colaboradores dividem o mesmo ambiente. Além disso, o tempo é otimizado porque qualquer dúvida pode ser tirada na mesma hora sem a necessidade de trocar de ambiente. Aqui, a distribuição dos móveis e materiais também é fundamental para a organização.

Cada vez mais comum, especialmente em grandes centros, uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho é o objetivo dos coworkings. O que são, afinal? Um espaço compartilhado, especialmente por startups. Neste caso, o escritório é dividido entre empresas em pequenas ilhas ou estações de trabalho. Neste caso, existe, geralmente, uma área específica para encaminhar arquivos de uso comum, mas cada “cliente” se dirige a um escritório específico para o atendimento.

Por falar em satisfação dos colaboradores, a retenção de talentos é algo primordial e, como vimos, está ligada também ao layout da empresa. Para ajudar você a atrair os melhores profissionais, preparamos um e-book com algumas dicas preciosas. Faça o download no botão abaixo.

Viu só como o layout é fundamental para otimizar os processos do seu escritório, garantir a eficiência e a satisfação dos seus colaboradores? Achou este artigo importante? Compartilhe com seus amigos e comente aqui no blog como você organiza o seu escritório!

Comente

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Enviar